Solicite seu orçamento

ENERGIA SOLAR: O QUE É E COMO FUNCIONA


Alternativa sustentável e mais econômica financeiramente, a energia solar tem conquistado cada vez mais espaço. De acordo com um estudo divulgado pela Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), estima-se que em 2021 haverá um aumento de mais de 5 GW (GigaWatts)em potência instalada, um aumento de 68% em comparação com 2020. Essa projeção demonstra o quanto a energia solar tem sido priorizada, tanto em empresas como em residências.

Mas o que, de fato, vem a ser a energia solar e como ela funciona? Respondemos essas questões a seguir. Confira:

O QUE É ENERGIA SOLAR

Como o próprio nome sugere, a energia solar é a energia proveniente da luz solar; é renovável, ou seja, vem de recursos naturais e, por isso, é naturalmente abastecida. Pode ser de três tipos: térmica, heliotérmica e a fotovoltaica, a mais comumente utilizada.

Por ser limpa, sustentável e econômica, a energia solar vem sendo utilizada principalmente por empresas, indústrias e até mesmo no campo (fazendas e sítios produtores).

Tem como principais funcionalidades fornecer energia e o aquecimento de água, e é captada por painéis solares fotovoltaicos ou por meio das usinas solares. No caso dos sistemas de aquecimento de água, a captação é feita pelos coletores solares.

COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

O sistema de captação e distribuição de energia solar é simples: a luz do sol é captada pelos painéis solares fotovoltaicos, a energia é gerada e direcionada ao inversor solar, que é o mecanismo responsável pela conversão distribuição desta energia para a residência ou empresa.

É importante ressaltar que os painéis solares fotovoltaicos precisam ser alocados em espaço que recebam luz solar direta, pois assim mais energia elétrica será gerada – ou seja, quanto menos sombra, mais luz e mais geração de energia.

Após a captação da luz solar pelos painéis, a corrente elétrica chega ao inversor solar, que converte a corrente elétrica captada em corrente alternada, o mesmo tipo de eletricidade que é utilizada tradicionalmente.

Outro ponto a se destacar é justamente a maior dúvida para quem deseja investir em energia solar: como funciona à noite e em dias nublados ou de chuva.

Na realidade não há segredo algum. Os painéis solares continuam captando a luz do sol em dias nublados ou de chuva, porém com menos intensidade. Isso permite que todo o sistema continue funcionando normalmente, produzindo energia. Obviamente que em dias de sol aberto e céu limpo, a captação é muito mais favorável, fácil e intensa; mas em dias de pouco sol, apesar da pouca capacidade, a captação continua.

Já à noite é diferente. Não há sol e, por isso, a opção é sempre investir em um sistema solar fotovoltaico conectado na rede de energia comum, o que é conhecido como sistema On Grid. Essa alternativa permite o uso da energia elétrica tradicional, durante o período noturno em que os painéis não estão captando energia solar.

Outra opção é apostar em baterias de armazenamento de energia solar. É uma alternativa mais onerosa do que a On Grid; por outro lado, a energia recebida durante o dia fica armazenada nessas baterias para uso quando necessário.