Solicite seu orçamento

Linhas de Crédito para Energia Solar

É notório que o maior empecilho para o investimento em energia fotovoltaica é o aporte financeiro necessário para a aquisição do sistema. Entretanto, essa dificuldade pode ser superada com financiamentos e linhas de crédito disponibilizadas por diversos bancos, especificamente para compra de sistemas de energia fotovoltaica.
Pensando nisso, destacamos as principais propostas existentes hoje no mercado. Confira:

BNDES Finame – Baixo Carbono

O financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) visa garantir o acesso para aquisição de sistemas de geração de energia solar e eólica, além de aquecedores solares e veículos (de grande porte) híbridos ou movidos a biocombustível.
A ideia do financiamento é estimular o uso de alternativas mais sustentáveis, diminuindo, assim, a incidência de carbono no meio ambiente.

Podem solicitar o financiamento do BNDES pessoas físicas, produtores rurais, condomínios, empresas, empresários individuais e microempreendedores, fundações, associações e cooperativas.
As taxas de juros deste financiamento compreendem o custo financeiro, taxa do BNDES (0,95% a.a) e taxa do agente financeiro (até 3,5% a.a). O banco financia até 100% do item escolhido, com prazo de até 10 anos carência de até dois anos.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil é a instituição financeira que mais disponibiliza meios para crédito e financiamento de sistemas solares.
Para pessoas físicas, existe uma linha de crédito para aquisição de sistemas de energia solar para residências. Pode ser financiado até 100% do valor com a instalação incluída. Os juros são a partir de 0,75% ao mês, com parcelamento de até 60 meses (5 anos), e o valor varia de 5 mil a 100 mil reais.

O BB também disponibiliza o consórcio Placas Fotovoltaicas e financiamento exclusivo para pessoas jurídicas, além do Programa Agro Energia.

O consórcio não tem juros e nem cobrança de IOF e por meio dele pode ser adquirido o sistema completo de energia solar, com instalação. Essa facilidade é voltada para pessoas jurídicas que, quando sorteadas, podem realizar a compra à vista.

O financiamento para pessoas jurídicas também conta com taxas diferenciadas, que pode ser solicitado para diversas aquisições, incluindo sistemas de energia solar. O valor máximo do financiamento é de 90%, com prazo de 15 anos.
Já o Programa Agro Energia, destinado a pessoas físicas e jurídicas e cooperativas agropecuárias, prevê o financiamento de sistemas fotovoltaicos com instalação inclusa, em até 10 anos, com taxas especiais para a atividade rural.
A ideia é viabilizar a diminuição no custo de produção agropecuária enquanto incentiva e amplia o uso de energia limpa e renovável, favorecendo a sustentabilidade.

Santander

Exclusivo para aquisição de produtos e serviços sustentáveis, como o sistema fotovoltaico, o financiamento do Santander dispõe um prazo e até cinco anos, para correntistas e não correntistas, sejam eles pessoas físicas, jurídicas e produtores rurais. O valor a ser financiado é de até 100%.

Sicredi

O Sicredi disponibiliza financiamento para compra de tecnologias (podem ser equipamentos ou softwares) que se utilizam energia solar, independente do objetivo. É destinado para empresas e pessoas físicas vinculadas ao Sicredi, com limite de financiamento de 100%.